Cada cidade tem seus valores, suas características e seus dotes. O material concreto e não palpável que faz seu conteúdo. Teoricamente Penedo nasceu rica.
Cada cidade tem seus valores, suas características e seus dotes. O material concreto e não palpável que faz seu conteúdo. Teoricamente Penedo nasceu rica. Rica em belezas naturais, agraciada pela sorte de um povo que sabe conservar seus tesouros culturais.
Situando-se às margens do Rio São Francisco, a cidade foi colonizada por portugueses e holandeses que lutaram por seu território e ao mesmo tempo ergueram um valioso patrimônio histórico formado e mantido na preservação de sua arquitetura colonial.
Cerca de 13 igrejas e 10 capelas distribuídas por toda cidade formam um conjunto arquitetônico barroco ao lado de antigas casas, sobrados, museus, conventos e o forte Maurício, construído durante a ocupação holandesa no século XVII.
A economia, que já foi baseada no algodão (exportado para o Estados Unidos), é sustentada pelo cultivo da cana de açúcar, pela pesca e turismo. Existem projetos atuais para utilização das águas do Rio São Francisco estimulando o cultivo da fruticultura irrigada. Outro projeto é o Portal Sul que visa integrar o turismo entre as cidades de Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe e Penedo.
Uma variada produção artesanal em madeira, cerâmica, calcário e renda de Bilro também serve de fonte de renda para parte da população. O forte vínculo com a arquitetura fez surgir artistas plásticos, escultores, pintores e poetas no decorrer de sua história.
Outro marco histórico-cultural foi a realização do festival de cinema de Penedo em meados dos anos 70. Fotógrafos, diretores e atores mostravam suas obras impulsionando a cultura local e de Alagoas. Penedo é assim. Charmosa e serena. Suas ruas são limpas, coloridas e embelezadas por suas construções coloniais. Seus moradores expressam hospitalidade e respeito. Um lugar em que a tradição se mistura com uma discreta atualidade que bem sabe quanto contemporâneo é um pensamento que preserva suas heranças históricas. Penedo nasceu rica e afortuna o espírito daqueles que a conhece. Vá você também. Conheça Penedo.
Chegar em Penedo é fácil!
Pelo litoral (AL-101 Sul) ou pela BR-101. São cerca de 170 Km de Maceió, extremo sul do Estado, na divisa de Alagoas com Sergipe. Saem ônibus diários e regulares da estação rodoviária de Maceió.